Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Grande ABC



Boletins

Turma da Mônica vai ensinar educação financeira para crianças de escolas públicas

publicado: 03/10/2019 18h56, última modificação: 03/10/2019 19h24

Projeto do Tesouro Nacional prevê capacitação de professores para tratar de finanças pessoais e públicas

or meio do projeto Em Busca do Tesouro, lançado nesta quinta-feira (03) pelo Tesouro Nacional, a Turma da Mônica vai ensinar noções de educação financeira a crianças de 9 a 11 anos estudantes da rede pública. A intenção é formar desde cedo cidadãos e consumidores conscientes.

Em revistinhas da Turma da Mônica, as crianças vão aprender a cuidar do próprio dinheiro e do dinheiro público, além de terem contato com conceitos como equilíbrio, resultado e transparência. Os temas também serão abordados em sala de aula. Os professores passarão por capacitação com material de apoio em vídeos e cartilha, que orientam sobre a forma mais simples de transmitir o conhecimento às crianças.

O título da história de uma das revistinhas é Questão de Equilíbrio. Nela, a Turma da Mônica discute as prioridades do clubinho, como comprar uma bola de futebol e um jogo de uniformes, e tem uma aula sobre manter o equilíbrio entre o que se recebe e o que se gasta. A turma aprende também que o país é como o clubinho, onde as pessoas contribuem, no caso com os impostos, e o dinheiro é usado para oferecer serviços para a população.

A iniciativa vai começar como um projeto-piloto nas escolas públicas do Distrito Federal e pode ser expandido. O líder do Programa Tesouro Educacional, do Tesouro Nacional, Antônio Barros, conta que futuramente o projeto-piloto vai passar por uma avaliação e pode ser levado para até 2 milhões de crianças em todo o país.

Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, no lançamento do projeto Em Busca do Tesouro Foto: TV BrasilAntônio Barros explicou que o projeto busca ensinar às crianças a relação entre as finanças privadas e públicas e formar brasileiros com autonomia financeira e que dependam menos do Estado. "Estamos ensinando as crianças - e que depois isso atinja também o entorno dela, a família, o pai, mãe, o responsável - que elas precisam desde cedo entender como devem cuidar do seu dinheiro. Quanto mais ela cuida do seu dinheiro, mais ela fica autônoma e pode ser senhora da sua própria vida", disse ele.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, participou do lançamento do Em Busca do Tesouro e destacou a importância de ensinar educação financeira e falar de gastos públicos às crianças.

"O projeto tem a missão tão importante de ajudar cada brasileirinho e brasileirinha a entender melhor suas contas e a cuidar do seu dinheiro e, ao mesmo tempo, fazer com que as futuras gerações se preocupem mais em como o dinheiro público vem sendo gasto e se isso é feito com equilíbrio", disse Maurício de Souza.

Erick Guedes da Silva, da Escola Classe 18 de Taguatinga, no Distrito Federal Foto: TV BrasilErick Guedes da Silva, de 9 anos, foi com a turma da Escola Classe 18 de Taguatinga, no Distrito Federal, participar do lançamento do projeto e conhecer os integrantes da turma da Mônica. Ele contou que é fã dos gibis de Maurício de Souza e tem mais de 50 edições da publicação. Agora está ansioso para conhecer o material que vai ajudá-lo com dicas para economizar e comprar um celular novo. "Vou aprender a economizar mais. Estou tentando juntar dinheiro para comprar um celular melhor", disse Erick.

Parcerias

O projeto lançado pelo Tesouro Nacional tem o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No DF as atividades terão a parceria do Tesouro Nacional, da Enap e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Frebrafite).

Fonte:Governo do Brasil

https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2019/10/turma-da-monica-vai-ensinar-educacao-financeira-para-criancas-de-escolas-publicas



Cadastre-se
Receba as principais informações no seu e-mail assinando nosso Boletim.
Associe-se
Conheça as vantagens de ser um associado do AESCON Grande ABC.
Informativo AESCON Grande ABC




Faça o download do nosso periódico informativo

Download
Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Grande ABC

11 4432-0044
11 4432 0244

contato@aescongrandeabc.org.br


Horário de Funcionamento

das 8h às 12h e das 13h às 18h,
sexta-feira até as 17h.

REDES SOCIAIS
Parceiro SESCON-SP